sábado, 31 de março de 2012

Com fórmula inédita, arbitral da Chave Bronze define calendário

Texto: Sebastião Neto (Direto de Castro/PR)
Edição: Felipe Gustavo

Representantes de nove das 16 equipes que vão disputar a Chave Bronze do Paranaense de Futsal se reuniram na manhã deste sábado (31) para definir os rumos da 3ª divisão do futsal estadual. A reunião arbitral foi realizada no Teatro Bento Mossurunga, na cidade de Castro, e durou cerca de três horas. Foram oficializados os clubes que vão disputar o torneio, além da fórmula de disputa da competição, que será inédita na história recente da ‘Bronze’

Entre os participantes, destaque para a entrada de Tibagi, que não constava na lista inicial divulgada pela Federação Paranaense de Futsal (FPFS), mas confirmou presença no torneio. Além de Tibagi, o Nano Futsal/Castro e a ASSOCAM/Carambeí representam a região dos Campos Gerais. Completam o grupo de 16 equipes os times de Assis Chateaubriand, da Associação Vila Nova (Palmas), Cândido de Abreu, Colégio Mater Dei (Apucarana), Copel Clube Cascavel, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Irati/Kadesh Futsal, Laranjeiras do Sul, Matelândia, MAZP/Renascença, São Pedro do Iguaçu e Faxinal.

Com início programado para o dia 21 de abril, a Chave Bronze vai definir seu campeão na 1ª semana de dezembro, e terá como novidade a classificação de quatro equipes com vaga direta à Chave Prata em 2013, além da isenção da taxa de anuidade e inscrição para o campeão do torneio. “Vamos renascer a Prata aos poucos. Tenho certeza que as quatro equipes que subirem aqui tem condições e vontade de jogar a Prata ano que vem, e temos tudo para fazer uma grande Chave Bronze neste ano”, destacou o Cel. Antônio Carlos Abrão, Diretor Técnico da FPFS.

Mudanças no regulamento e fórmula de disputa

O ponto que mais gerou discussão na reunião em Castro foi à questão da fórmula de disputa: duas eram as correntes defendidas entre os clubes. A primeira delas, puxada por Carambeí, defendia a permanência de uma 1ª fase regionalizada, com os clubes divididos em grupos pela proximidade geográfica. Já a outra, que tinha como principais defensores as cidades do sudoeste do estado e o time de Matelândia, queria que todas as equipes se enfrentassem entre si. Melhor para a segunda opção, aprovada pela maioria de votos.

Após a 1ª fase em turno único, avançam os 10 melhores à sequência da ‘Bronze’, divididos em dois grupos de cinco, jogando turno e returno dentro de suas respectivas chaves. Quatro times de cada grupo passam as quartas-de-final, que terão os seguintes confrontos: 1º A x 4º B, 2º B x 3º A; 1º A x 4º B, 2º B x 3º A. Nas quartas, as séries serão em melhor de duas partidas, e em caso de dois empates ou uma vitória de cada lado, a prorrogação vai definir o vencedor, com vantagem do empate para o time de melhor campanha na soma de 1ª e 2ª fases. 

Já sobre a questão de ginásios, assunto que interferia diretamente na participação das equipes de Castro e Carambeí, a Federação decidiu manter os critérios de liberação dos anos anteriores. Com isso, quadras como a do Ginásio Douglas Pereira, em Castro (32m x 18m), e do Batavão, em Carambeí (31m x 17m) poderão ser utilizadas normalmente. Porém, Abrão fez a ressalva de que em 2013 a medida mínima das quadras da ‘Bronze’ será 36m x 18m, evitando partidas em quadras reduzidas e fora do padrão interncional do futsal.

Já nas semifinais e na grande final, as séries serão em melhor de três partidas (se necessário). Os jogos de desempate vão acontecer, obrigatoriamente, nas quartas-feiras. Sobre transferências estaduais e interestaduais, o prazo fixado pela FPFS no arbitral foi o dia 17 de agosto, um dia antes do final da 1ª fase do torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário